Platinum Visage
Entenda como o visagismo pode te ajudar
11/06/2018
Tire todas as suas dúvidas sobre transição capilar!
09/07/2018
Mostrar tudo

Descubra qual seu tipo de pele e como tratá-la!

Muitas mulheres sonham com aquela pele lisinha, sem uma mancha ou poro dilatado, sequer. Acontece, que esta ideia de pele perfeita pode ser difícil de se conseguir. Muitas mulheres já tiveram acne quando mais novas ou, devido a exposição ao sol, têm algumas manchinhas.

O ideal é não buscar pela pele perfeita, mas sim, pela pele saudável. Aquela que com os cuidados certos ficam com brilho e vida, mas sem deixar a mulher em um estado de preocupação contínua com a perfeição.

Para te ajudar nos seus cuidados com a sua pele, fizemos um post especial! Confira!

Tipos de pele

  • Pele normal

A pele normal é o sonho de toda mulher, pois apresenta equilíbrio nas funções oleosa e hídrica. Os poros são pequenos, a superfície é suave e possui um viço natural: é uma pele que reflete saúde.

  • Pele mista

A pele mista é marcada pela oleosidade e poros dilatados na zona T (testa, nariz e queixo) e ressecamento nas demais áreas do rosto. É o tipo de pele mais comum entre as brasileiras. Se você acha estranho ter partes muito oleosas e outras normais ou secas no seu rosto, então sua pele é mista.

  • Pele oleosa

Apresenta alta umidade, alta oleosidade e alto brilho, devido a produção intensa de sebo. É uma pele que apresenta poros dilatados e com tendência a acne.

  • Pele seca

A pele seca é marcada por uma queda na função hídrica e oleosa. Ela apresenta um aspecto sem brilho e áspero e tende ao ressecamento e desidratação. É o tipo de pele que tem maior tendência ao envelhecimento, por ter menos elasticidade e assim, ser mais propícia a rugas e linhas de expressão.

  • Pele acneica

A pele acneica é caracterizada pelo aumento da secreção sebácea e extrema oleosidade. É uma pele doente, marcada pela formação de cravos, espinhas, pápulas, pústulas e cistos. Pode ter sua origem em diversos fatores, como estresse, hereditário e alterações hormonais. Afeta principalmente adolescente e pode se estender até a vida adulta.

Cuidados com a pele

Agora que você já sabe qual é o seu tipo de pele, confira algumas dicas de cuidados!

1. Limpeza

A limpeza é essencial para uma pele saudável. Ao acordar, lave seu rosto com o sabonete específico para seu tipo de pele. À noite, retire toda a maquiagem com demaquilante e lave com o seu sabonete. Use esfoliantes pelo menos uma vez por semana, pois eles auxiliam na retirada de células mortas. Se você tem cravos, acne ou a pele mais oleosa, vale investir em uma limpeza de pele profissional.

2. Hidratação

Beber pelo menos 2 litros de água por dia é essencial, pois ajuda na eliminação de toxinas e na hidratação da pele. Use o tipo de creme indicado para o seu tipo de pele, assim você evita a flacidez e o envelhecimento precoce.

3. Proteção

Os raios UVB e UVA são responsáveis pelo aparecimento de manchas, sardas, flacidez, envelhecimento precoce e até o câncer. A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica o uso de protetor solar com fator de proteção igual ou superior ao FPS 30 diariamente. Lembre-se de reaplicar a cada duas horas ou toda vez que entrar no mar ou piscina. O uso do protetor solar é importante no verão e também no inverno.

4. Nunca durma de maquiagem

Ficar de maquiagem por longos períodos de tempo pode obstruir os poros e aumentar a chance de acne. Durante a noite, quando a pele absorve melhor, este fator de risco aumenta. Portanto, lave sempre seu rosto antes de deitar e garanta mais saúde à sua pele.

5. Respeite o seu tipo de pele

Tenha atenção ao que sua pele necessita. Se você tem a pele com acne, use produtos específicos. Se sua pele é mais seca, sabonetes com glicerina são boas opções. Não pense em trocar os produtos destes dois tipos de pele, pois com certeza isso vai piorar o aspecto e a saúde de sua pele.

6. Afaste o estresse

O estresse provoca a liberação de hormônios prejudiciais ao organismo e está ligado à ansiedade, depressão, obesidade e até problemas cardíacos. A pele, como maior órgão do corpo, não fica imune e acaba mais vulnerável a doenças. Dormir bem, passar um tempo com pessoas queridas e, até uma caminhada, ajuda para que sua rotina seja menos estressante.

7. Beba chá

Outra ótima dica é beber chá verde, amarelo ou branco, em torno de três vezes por dia. Esses chás ajudam a prevenir o aparecimento de rugas e até de câncer, pois possuem flavonóides e antioxidantes, que combatem os radicais livres.

8. Coma bem

Invista em alimentos ricos em ácidos graxos essenciais e antioxidantes, como morango, nozes, amêndoas, cereais e atum. Evite frituras, pois deixa a pele mais oleosa e propensa a espinhas (além de engordar e fazer mal para a saúde como um todo, não é mesmo?).

9. Exercite-se

Exercícios físicos estimulam a circulação e melhoram todo o funcionamento do corpo, além de evitar diversas doenças. No caso da pele, o acúmulo de gordura contribui para uma pele mais flácida e consequentemente, menos bonita.

10. Evite banhos quentes e buchas

Não use buchas e nem tome banhos muito quentes, pois assim, além de retirar a barreira natural da pele, você também pode causar uma desorganização na camada cutânea mais externa, levando a microlesões. Para peles sensíveis e secas, o recomendado é banho morno ou frio e sem bucha.

11. Tenha cuidado com tratamentos caseiros

Tratamentos caseiros não têm tecnologia para gerar todos os resultados que um tratamento profissional tem. Por exemplo, em um produto esfoliante, as partículas são arredondadas para não machucar a pele. Se você fizer em casa, valendo-se de itens como o açúcar, sua pele pode machucar, por ter um formato cortante. Máscaras caseiras, feitas de frutas, legumes ou grãos podem causar alergias, irritação e até manchar a pele. Portanto, o indicado são produtos confiáveis para o seu tipo de pele.

12. Respeite o tempo e a frequência dos produtos

Se a recomendação do produto é de uso diário, usá-lo apenas quando lembrar não é uma opção. Os resultados chegarão se você fizer sua parte. Então, invista seu tempo antes de dormir e ao acordar para cuidados básicos da sua pele.

Gostou do nosso post sobre os tipos de pele e cuidados diários? Que tal compartilhar com a gente como você trata a sua pele, comentando aqui embaixo?!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *